Return to Website

Fórum da língua mirandesa

Para publicação de pequenos artigos dos visitantes de mirandes.no.sapo.pt.
Obrigada pela participação!

Forum: Fórum da língua mirandesa
Start a New Topic 
   Board|Threaded
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Re: Stou de acuordo

Ola!

Como disse na minha primeira mensagem, sou um leigo em filologia. Mas apenas queria referir que o /v/ em mirandes poderia ser usado da mesma forma que em castelhano onde este se lê /b/. De qualquer das formas, não tinha a percepção de que há palavras que em português iniciam por /v/ e não em castelhano, e vice-versa. Encontro-me neste momento a estudar italiano, e também aqui surge esta situação (ex: il libro > o livro), mas que só agora me surgiu. Isso complica muito mais as coisas, e assim sendo é preferivel como está.

Quanto ao /nn/ e /ll/, sei que para já, o necessário será estabilizar a grafia mirandesa para que todos possam escrever de uma forma que englobe as variantes da lingua de uma forma mais harmoniosa possivel. No entanto talvez fosse interessante pesquisar como eram grafados estas fonemas em lionês antigo (não esqueçamos as origens do mirandês), para não termos, agora sim, uma dependência 'grafológica' em relação ao Portugues. O que acontece, por exemplo, com o galego que segue uma norma bastante criticada na Galiza e que divide os galegos por se aproximar muito à realidade castelhana, existindo inclusive uma norma alternativa (a norma AGAL)..

Mas isto - a ser discutido - será com certeza no futuro...

1 abraço a todos,
Nuno Cruz

Email  
Re: melhor ortografia propia pal mirandes - by astor - Jun 15, 2005 11:07am
Re: Re: Stou de acuordo - by XFC - Oct 16, 2003 9:50pm
Get your own FREE Forum today! 
Report Content ·  · Free Blogs   Free Guestbooks   Free Web Hosting   Cheap Domains 
powered by Powered by Bravenet bravenet.com